10 motivos para ir ao Deserto do Atacama

Oiee, gente!

A partir desta sexta-feira vou abandonar o blog e o canal por uns 10 dias, mas por um bom motivo: VIAGEM! /o/

Pedi férias no trabalho e estou indo passar 4 dias no Chile, em uma cidade chamada San Pedro do Atacama, para conhecer o deserto do Atacama.

Minhas férias vão englobar 10 dias porque iremos de ônibus. Isso mesmo, de busão. Uma excursão que sai de Porto Alegre ao Chile, sendo 3 dias de viagem de ida + 3 dias de viagem de volta + 4 dias no deserto. Indiada? Talvez, haha. Mas por ÓTIMOS motivos.

E o post de hoje vai ser então…

1o Motivos para conhecer o Deserto do Atacama:

1- Tem LHAMAS!

A lhama é um dos meus animais preferidos, possivelmente só perdendo para os gatos. Elas não precisam de maquiagens nem roupas de marca para serem verdadeiras DIVAS, deixando no chinelo celebridades como Britney Spears e Beyoncé, rsrs.

1-deserto-ilhama

2- É um deserto mas tem lagoas que parecem verdadeiras miragens.

Quando ouvimos a palavra “DESERTO”, automaticamente imaginamos lugares secos e áridos. E, justamente, o Deserto do Atacama é o deserto mais seco DO MUNDO. E isso não o impede de ter lagoas maravilhosas de um azul absurdo que deixam até as regiões mais úmidas do mundo com ciúmes.

altiplano-laguna-1

3- Tem piscinas naturais de águas vulcânicas e quentinhas.

Se ter água por si só já estava de bom tamanho, o deserto do Atacama surpreende mais um pouco: tem águas vulcânicas e termais também. E sim, podemos tomar um banho nelas! Só tem que criar coragem de tirar a roupa em temperaturas negativas pra aproveitar as piscinas quentinhas, cofcof.

geysers-del-tatio-id135-4

4- Parece uma fábrica de nuvens ❤

Essas mesmas atividades vulcânicas que esquentam as piscinas naturais também formam os chamados GEYSERS. Os geysers são erupções de águas que sobem fervendo de baixo da terra. Como as temperaturas nessas regiões são muito geladas, a água quando sai acaba se se transformando em vapor, causando essas formações de nuvens que saem do chão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

5- Parece que estamos na Lua.

Um dos pontos de visitação mais famosos do Deserto do Atacama é o Vale de la Luna. Ele recebeu esse nome pela sua semelhança com o nosso satélite natural, com formações rochosas exóticas e solo acinzentado.

valle-de-la-luna-valle-de-la-muerte-atacama-chile-011

6- Ou será que parece que estamos em Marte?

Além do Valle de la Luna, também visitamos o Valle de la Muerte, que já foi território de testes da Nasa para naves não tripuladas que iam para Marte, tamanha sua semelhança com a superfície marciana. Além disso, o vale também já foi cenário de filmes interestelares.

715784

7- Mas também parece um plano de fundo do Windows.

Ué, mas como pode parecer tanta coisa diferente? Pois é, o Atacama surpreende com a sua diversidade de paisagens e pelo fato delas serem ainda tão intocadas pelas mãos humanas.

piedras-rojas-atacama-chile-027

8- Dá pra flutuar na água.

Com uma lagoa com altíssimo teor de sal, ainda maior do que o do mar morto, é possível flutuar sem a mínima preocupação em se afogar nos mais de 3m de profundidade da Laguna Cejar.

juliana-goes-dicas-deserto-do-atacama-blog-viagem-9-600x600r

9- Tem até neve!

Sim! Podemos ver neve! Apesar de ser um deserto, nos lugares de maior altitude, as temperaturas no Atacama são baixíssimas durante a noite e nas primeiras horas do dia, possibilitando, então, que essas paisagens montanhosas fiquem enfeitadas com flocos de neve.

9331617284_64acc7f6ca_b

10- E por fim, podemos ver as estrelas e planetas como nunca vimos.

Por não ter a intervenção das luzes das cidades grandes e por não ter possibilidade de chuva nesses locais, o céu do Atacama é um dos céus mais limpos do mundo! Por isso, um dos tours mais frequentados em San Pedro do Atacama é o Tour Astronômico, onde os turistas são convidados a observarem a olho nu ou com telescópios, um céu absurdamente claro e estrelado. Dependendo da época do ano e das fases da lua, até as nebulosas podem ser visíveis a olho nu.

Imprimir

E aí, gostaram?

Eu tive conhecimento do deserto do Atacama só nesse ano, enquanto pesquisava excursões que iam ao Peru e acabei encontrando o Acatama sem querer. Nem preciso dizer que me apaixonei e troquei o destino, né? Foi o verdadeiro amor a primeira vista!

Na volta da viagem vou trazer aqui o meu parecer sobre todos esses passeios incríveis e como foi toda a minha experiência de viagem. Além dos vlogs pro canal, claro!

Me acompanhem no instagram @foradacaixalari pra não perder nenhuma dessas paisagens de tirar o fôlego retratadas por mim 😀

Beijos e até a próxima!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s