Emma Watson e o Feminismo

Oie, gentee! Assim como eu prometi ontem, hoje estou de volta pra falar sobre a nossa musa Emma Watson e tudo que ela faz para apoiar o movimento feminista no mundo.

Pra quem não sabe,  em 2014 ela foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da Agência ONU Mulheres. Além disso, fez parte de uma campanha chamada HeforShe, que luta pela igualdade dos gêneros, argumentando que essa causa também deve ser aderida e discutida pelos homens.

heforshe_emmawatson_un

Defendendo a campanha HeforShe, Emma fez um discurso épico que inclusive viralizou na internet. Um discurso maravilhoso. Se tu não ouviuCLIQUE AQUI para assistir o vídeo dele legendado.

Abaixo, separei algumas das melhores partes do discurso:

“Quanto mais eu falo de feminismo, mais entendo que lutar pelos direitos das mulheres se tornou, em muitos casos, sinônimo de odiar os homens. Se tenho certeza de uma coisa é de que isso tem de terminar.”

“Se não se obriga um homem a acreditar que precisa ser agressivo, a mulher não será submissa. Se não se ensina a um homem que tem de ser controlador, a mulher não será controlada”.

“O feminismo, por definição, é acreditar que tanto homens como mulheres devem ter direitos e oportunidades iguais. É a teoria política, econômica e social da igualdade de sexos”.

42HHRgK

“Decidi, então, que era uma feminista. Mas minhas pesquisas demonstram que o feminismo virou uma palavra ‘fora de moda'”.

“Nasci na Grã-Bretanha e creio que o justo é que me paguem o mesmo que a meus companheiros homens, que possa tomar decisões sobre meu próprio corpo e que as mulheres tenham um papel na criação de políticas que afetarão minha vida”.

“Se não for eu, quem? Se não for agora, quando?”

Além das citações acima, Emma fala sobre o preconceito com as feministas, suas amigas que deixaram de praticar esportes para não ficarem com corpos masculinizados, sobre a mídia em relação a sexualização do seu corpo aos 14 anos e sobre os altos índices de suicídios masculinos causados pela pressão da sociedade para que eles sejam provedores das suas famílias e não demonstrem sentimentos.

Já, em 2016, ela anunciou que iria tirar um ano de “férias” do cinema para se dedicar a questões pessoais e para seu desenvolvimento dentro do feminismo: “Quero escutar o máximo de mulheres que puder. É algo que estive fazendo por conta própria, através da ONU, na campanha ‘HeForShe’ e em meu trabalho em geral”. Para isso, Emma criou um projeto virtual de leitura coletiva de livros de estudos de gênero.

“A partir do meu trabalho com a ONU, comecei a ler tantos livros e ensaios sobre igualdade quanto pude. Tem tanta coisa incrível por ai! (…) Eu tenho descoberto tanta coisa que, às vezes, sinto que a minha cabeça está prestes a explodir. Eu decidi criar um clube do livro feminista e queria compartilhar o que estou aprendendo e ouvir suas opiniões também.”

enhanced-1263-1452211633-3

Após pedir sugestões de nomes no twitter, o clube foi chamado de Our Shared Shelf (Nossa Prateleira Compartilhada). E em seguida criou um grupo de discussões na rede social de leitura Goodreads. Todo mês, Emma escolhe um livro para ser lido pelo grupo e então debatem sobre ele. A primeira leitura foi My Life on the Road (Minha Vida na Estrada), de Gloria Steinem.

Isso é ou não é algo que a nossa querida Hermione super faria?! Fico abismada com as semelhanças entre a atriz e a personagem. É a prova de que escolheram a atriz PERFEITA pro papel.

Do F.A.L.E ao HeforShe. É muita luta, compaixão e estudos envolvidos! ❤

Bom, quem quiser participar do grupo é só fazer uma conta no Goodreads! Espero que tenham gostado do post e sentido tanto orgulho quanto eu sinto de quem se tornou aquela menininha de 11 anos que conhecemos no primeiro filme de Harry Potter. Ah, se todos famosos fossem assim, né?

Beijão!

Um comentário sobre “Emma Watson e o Feminismo

Deixe um comentário

